Saúde

Vacina contra febre Amarela está disponível nos Postos de Saúde Publicada em 16/02/2017 11:32:14

A aplicação das vacinas contra febre amarela está ocorrendo normalmente nas seis unidades básicas de saúde de Lago do Junco, é o que afirma a coordenadora de imunização do município, Valéria Silva Penha. “A vacina é gratuita e a população deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima para tomar a vacina, independentemente de não haver qualquer caso suspeito da doença no município!”, diz a coordenadora.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do município, desde janeiro até 14 de fevereiro deste ano foram imunizadas 223 moradores de Lago do Junco. Na sede do município a vacina é aplicada de segunda a sexta-feira no prédio da Secretaria de Saúde, na avenida Coronel Hosano Gomes Ferreira, no Posto de Saúde II, cuja entrada fica próxima do auditório Frei José. “Para receber a vacina basta pegar uma senha no local e apresentar a carteira de vacinação. Quem por qualquer razão estiver sem a carteira pode fazer uma nova no próprio prédio da Secretaria de Saúde”, explica a vacinadora, Ednalva Lima.

Devem ser vacinados adultos com até 59 anos, já as crianças precisam de duas doses da vacina contra a febre amarela: a primeira dose deve ser aplicada a partir dos 9 meses de idade, e a segunda dose a partir dos 4 anos de idade. O horário de funcionamento do posto de saúde, na sede de Lago do Junco, é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Febre Amarela

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por vírus e transmitida por mosquitos tanto em áreas urbanas e silvestres, principalmente quando infestadas, por exemplo, pelo Aedes aegypti.

A vacina febre amarela é reconhecidamente eficaz e segura, afirma o MS. Entretanto, segundo o MS, é importante ficar atento para eventos adversos que podem ocorrer, como reações locais e sistêmicas, tais como febre, dor local, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor no corpo), dentre outros. Atenção especial deve ser dada quando, após administração da vacina de febre amarela, a pessoa apresentar dor abdominal intensa.

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!